quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Esterilização


Recipientes


As garrafas e os vidros de boca larga são as vasilhas que se empregam mais na conservação das frutas. Conseguem-se mais facilmente as garrafas; tem, contudo, o inconveniente de apresentar o gargalo muito estreito, não servindo, portanto, senão para frutas muito pequenas e para suco de frutas. Uma vez cheias as garrafas, são fechadas com rolhas novas de cortiça, que ficam atadas ao gargalo da garrafa com o auxílio de um barbante bem forte, mergulhando-se-lhes o gargalo em parafina ou lacre quentes.
As garrafas que se fecham hermeticamente com tampa de porcelana e anel de borracha, preso por uma mola de arame, permitem trabalho mais rápido que as precedentes.

Os melhores vidros que se podem usar são os que se fecham hermeticamente. Existem de diversas marcas e modelos. Todos tem a boca larga e tampa de atarraxar, ou com mola de arame que faz com que o vidro fique bem fechado. Um anel de borracha fica interposto entre o vidro e a tampa, a fim de fechá-lo hermeticamente.

Na falta destes vidros, pode-se servir de qualquer outro cuja boca seja guarnecida de rebordo, que se fechará com um pedaço de pergaminho que previamente se molhará em água morna, a fim de torná-lo brando, o qual se ata firmemente à boca do vidro. Este processo, contudo, não é muito seguro, de forma que só deve ser usado onde for inteiramente impossível arranjar vidros do outro tipo descrito.


Modo de Esterilizar os Vidros


Os vidros devem ser previamente esterilizados em água fervente. Coloque neles primeiramente água morna e por sua vez mergulhe-os em água na mesma temperatura e deixe no fogo até ferver. Assim não se partem os vidros.

Uma vez esterilizados pela fervura, são os vidros esvaziados da água e colocados de pé dentro da água quase a ferver e ficam bem perto da panela onde estão as frutas a cozinhar. Com uma concha colocam-se as frutas dentro dos vidros que se fecham com as rolhas que também foram esterilizadas juntamente com eles. Fechados mergulham-se estes vidros cheios de frutas em água fervente, onde ficam por uns momentos. Depois retiram-se os vidros da água fervente e se põem sobre uma mesa e, tendo voltado à temperatura do ambiente, são guardados num lugar escuro, fresco e seco. Assim conservadas as frutas, podem durar por mais de ano.

No caso do "Picles de Melancia",  espere esfriar e guarde os potes na geladeira.


Página anterior Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário