sábado, 6 de dezembro de 2014

Significados de Barman ou Bartender


1. Barman ou Bartender

Por Pedro Ribeiro (Portugal) em 02-02-2009

É a pessoa que prepara bebidas alcoólicas simples ou compostas. É um artista que tem o dom de misturar bebidas (tal como o músico o de misturar as notas) e embelezar as suas composições. Pode mandar confeccionar ou preparar saborosas sandes, cafés, chás. Elabora contas e recibos, tem que saber fazer inventários, deve ter conhecimento das necessidades do bar e deve ser detentor de conhecimentos sobre higiene.

Para o Barman existe um perfil a cumprir, pois, como profissional e detentor de uma profissão que por vezes é ingrata deve tentar desempenhar o seu cargo o melhor possível, pois há que dignificar a profissão com os conhecimentos técnicos e com um toque pessoal. E isto para quê? Para que o profissional de bar sinta orgulho em si tendo como apoio um grande brio profissional.



Como foi referido existe um perfil a cumprir, perfil esse que se pode dividir em três partes fundamentais: 


Aptidões Morais; o Barman ter que ter o espirito de sacrifício, honestidade, humildade e respeito recíproco de compreensão para com os horários estabelecidos e as normas de higiene que assentem nas diretrizes emanadas.

Aptidões Físicas; o Barman tem que ser detentor de uma grande destreza de movimentos e sobre tudo tem que ter um bom sentido gustativo e uma excelente noção de decoração.

Aptidões Profissionais; deverá ainda possuir grande poder de memorização e facilidade de comunicação no estabelecimento de relações, deve ser afável, discreto, metódico e observador. O Barman tem uma dupla atividade, não é só um perito em bebidas mas também um agente de relações públicas, troca opiniões, cria laços de amizade e é procurado muitas vezes para ser alvo de desabafos.

Resumidamente o Barman é ao mesmo tempo um técnico e um psicólogo, têm que ser paciente, atencioso e possuir uma razoável cultura geral.

A profissão de Barman é uma profissão sensivelmente nova se tivermos em conta que a difusão e propagação de bares só se registou a partir da segunda metade do século XIX atingindo o seu clímax no século seguinte.

Fonte: Dicionário Informal


Página anterior Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário