segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Algumas bebidas tipicas do Brasil


CONHEÇA UM POUCO DE ALGUMAS BEBIDAS TÍPICAS DO PAÍS



Aluá

É um fermentado de origem indígena e de baixa dosagem alcoólica, obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil, a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.

Cajuína

O caju, no estado do Piauí, originou a bebida mais popular da região. Cantada por Caetano Veloso, nos versos de Cajuína, é símbolo cultural da capital Teresina. O refresco não é alcoólico e é obtido de forma artesanal a partir do suco do caju, filtrado, clarificado e esterilizado. A cor amarelo-âmbar se deve à caramelização dos açúcares naturais da fruta. A cajuína é consumida gelada.

Tubaína

Típica do interior Paulista, a Tubaína é um refrigerante feito a partir do extrato do guaraná, associado ao extrato de outras frutas e gaseificado. Nos anos 70 disputava nessas regiões a preferência dos consumidores com a Coca-Cola. Também elaborada em sabores como abacaxi, limão e laranja.

Chibé

Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada alimento por muitos devido ao seu valor energético semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, se movimenta tudo da esquerda para a direita. Os nativos bebem o chibé duas a três vezes ao dia e acreditam que ele ajuda a vencer as dificuldades da vida e a repor as energias. Às crianças costumam adicionar açúcar, mel ou rapadura.

Chimarrão

O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina e principalmente Rio Grande do Sul). Bebida a base de erva mate seca e tomada com água quente.

Tereré

É parecido com o chimarrão mas é servido muito gelado, os mato-grossenses consomem litros de Tereré, principalmente no Verão. Muito apreciado no Mato Grosso do Sul, é uma bebida de origem Paraguaia, que usa a erva mate e água gelada. Algumas pessoas gostam de mudar o sabor original acrescentando sucos, leite e refrigerantes.


Fonte: Bar&Barman


Página anterior Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário