quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Barman's doidos


Um vídeo de uns caras muito doidos preparando drinques. 


Estes caras preparam belos drinques e tem a boca suja para cara...! Veja este vídeo:

Rolê Drinks - Havaiana de Preso (Blue Hawaiian) [com e sem álcool!]



Neste outro vídeo você verá os caras doidos fazendo mais um drinque, com a presença de Luiza Possi. Bom não é mesmo: Bebidas e mulheres. Estão com tudo e não estão prosa, aliás, estão sim. Veja o vídeo:

Drinque da Pequena Sereia Ariel feat. Luiza Possi!




E aí pessoal, gostaram dos vídeos?


Página anterior Próxima Página


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Vinte e um dos melhores bares de do mundo, um é do Brasil


Cervejeiro faz lista com 21 melhores bares de do mundo; bar brasileiro está nela


Empório Alto de Pinheiros, em SP, foi um dos escolhidos de Zach Mack, dono de um bar em Nova York. Veja a relação com todos na galeria de fotos abaixo.

Dono de um bar em Nova York - o Alphabet City Beer -, Zach Mack foi incumbido pelo site Thrillist a fazer uma lista com os melhores bares de cerveja no mundo (Texto em Inglês) . Zach percorreu o globo em busca deles, e entregou 21 nomes em seis continentes.

Com algumas das escolas cervejeiras mais tradicionais, a Europa, sem surpresas, conta com 12 dos 21 bares escolhidos.

A América do Norte tem três "indicações" (dois nos EUA e um no Canadá), Oceania e Ásia têm dois cada, enquanto África e América do Sul têm apenas um cada. E o bar sul-americano escolhido é brasileiro, é o EAP, em São Paulo. Veja a relação dos 21 na galeria de fotos abaixo.

Fonte: Deles Ig


É duro o suficiente para encontrar um bom bar de cerveja em sua cidade. Mas para encontrar os melhores bares de cerveja do mundo? Essa é uma tarefa hercúlea de, hum, proporções hercúleas, por isso, de forma egoísta repassada a responsabilidade para o nosso especialista em cerveja (e dono do seu próprio maldito bar de cerveja boa ) Zach Mack. Ele vasculhou o mundo para encontrar as 21 melhores, lugares mais experientes e única para desfrutar de uma cerveja em quase todos os continentes (você vai chupar a cerveja, Antártica!). Se você acha que ele perdeu um ponto, ou você só quer falar com ele sobre a seleção espuma na Antártida, faça-o nos comentários, mas, até então, tome uma cerveja e comece a pesquisar vôos. Você tem um monte de lugares para ir:




Akkurat
Estocolmo, Suécia 
O que você está bebendo: Cantillon Gueuze
Uma ideia nem sempre se deriva para a Suécia quando se trata de cerveja, mas Akkurat é um clássico na cena da cerveja cult com um grande séquito de bebedores dedicados. Você sempre vai encontrar uma Cantillon cobiçado sobre o projeto, mas isso não é nem perto do final do programa: sua lista de garrafa tem mais de 600 entradas, incluindo vinhos de base e belezas da adega do vintage que você não encontrará em qualquer outro lugar, ou período. E se você está olhando para pular de cabeça no material pesado, o seu clube de Whisky  e o menu de comida estão longe de ser uma reflexão tardia.




Bakusyu Club Popeye
Tóquio, Japão 
O que você está bebendo: Yo-Ho Tóquio Black Porter
Em uma cultura que aprecia cerveja, tanto quanto o Japão, não é surpreendente que Tóquio é palco de um dos mais respeitados pontos cerveja artesanal na Ásia. O menu de cerveja pode sentir-se como se fosse por cima (e o site parece algo saído de 1997), mas suas 70 linhas toque desviam-se através da impressionante paisagem de cerveja do Japão, incluindo Hitachino e Ise Kadoya, ainda economizando espaço para os hóspedes, estrelas americanas e europeias. O menu de comida japonesa simples, mas memorável não faz mal as coisas, também.




Beerhouse on Long
Cidade do Cabo, África do Sul 
O que você está bebendo: Devil’s Peak King’s Blockhouse IPA
Mesmo que muitas vezes eles não se classificam em listas típicas "aficionados" de cerveja, a Cervejaria em Long é um oásis na África para qualquer curioso sobre o ofício do movimento de cervejas explodindo em um continente. Sua lista de cerveja é fisicamente enorme, não só por causa de 20 torneiras e mais de 100 garrafas disponíveis, mas também graças às páginas dedicadas à educação em estilos e produção local. Seu compromisso com destaque para cervejas africanas torna um verdadeiro destaque, especialmente desde que a abertura de um segundo local em Joanesburgo, em julho de 2014.




The Brew Dock
Dublin, Irlanda 
O que você está bebendo: Galway Bay Of Foam and Fury Imperial IPA
Irlanda tem Guinness, mas o país só recentemente começou a reconstruir uma verdadeira cena de cerveja artesanal. Brew Doca transforma a tendência de bares irlandeses sujos com pintas cheio de cervejas de malte em sua cabeça: eles tem 24 torneiras (muitos dos quais derramam cervejas da cervejaria proprietária do bar, Galway Bay) e mais de 100 garrafas de todo o mundo, todos servidos com vidro apropriado (uma verdadeira raridade em Dublin). O único aspecto que é válido para o estereótipo Irish Pub? A impressão é de tagarelas habitantes locais impressionantes que assombram as fezes.




Brothers Beer
Auckland, Nova Zelândia 
O que você está bebendo: Brothers Auckland Pale Ale
A brewpub doce, uma impressionante loja de garrafa, um charmoso bar local ... Brothers Beer é novo para Auckland, mas enumera os demais caixas a serem passados por qualquer amante da cerveja, local ou estrangeiro. Se você estiver indo para abrir mão de uma das opções de moer-casa fantástica, há uma abundância de outras cervejas locais incríveis sobre os 18 torneiras e entre os mais de 200 garrafas, incluindo Yeastie boys, Liberty Brewing, e ParrotDog.



Café Abseits
Bamburg, Alemanha
O que você está bebendo: Aecht Schlenkerla Rauchbier Urbock
Se não fosse pelo fato de que uma grande parte do Café Abseits é um biergarden ao ar livre animado, você seria capaz de dizer que eles possuem a coleção mais sólida de cervejas alemãs (Baviera e de outra forma) sob o mesmo teto. Ayinger, Weihenstephaner, Andechser, e, especialmente, os queridinhos locais Schlenkerla e Weyermann, todos aparecem com destaque na lista de garrafa, que, fiel ao estilo alemão, gira para refletir as cervejas sazonais adequadas. O proprietário, Gerhard, é lendário entre os visitantes por sua hospitalidade e mão pesada.



Cardinal Pub
Stavanger, Noruega 
O que você está bebendo: Nøgne Ø Tiger Tripel
O Cardeal bate bem no coração da cultura da cerveja escandinava. Eles oferecem degustações temáticas (incluindo pranchas dinamarquês e britânico) para ajudá-lo a trabalhar o seu caminho através de seu tomo de uma lista de cerveja. Seus 22 projetos de linhas e cerca de 550 garrafas, também estão abertas para crowdsourcing: os proprietários exortam os amantes da cerveja para enviar ao bar uma garrafa de sua bebida. Se eles estão impressionados, eles mesmos importam, e adicionam à sua lista.



Chez Moeder Lambic
Saint-Gilles, Bélgica 
O que você está bebendo: Cantillon Kriekenlambik
Mesmo em um país tão inundado com bares de cerveja como a Bélgica, há poucos fazendo tão impressionante, o emprego como Chez Moeder Lambic. Há uma decoração limpa e moderna, no lugar do cansado vibes faux-abadia, uma ênfase em slow food, e uma das listas de melhores-curadorias de cervejas regionais e antigos do mundo. Pop abre um alambique no seu terraço em um dia quente antes (ou depois) YEASAYER sobre a Cantillon Brewery, que fica a uma curta distância a pé.



Churchkey
Washington, DC, EUA 
O que você está bebendo: Stillwater Cellar Door
Provavelmente, se você é um nerd da cerveja na costa leste, você já passou (ou pelo menos sonhou em gastos) uma noite no Churchkey. Graças às leis de bebidas exclusivas da DC, as suas 55 propostas de linhas e mais de 500 garrafas de derramar algumas das melhores cervejas de toda esta nossa grande nação, do mar (própria DC Brau do Distrito ou Stillwater de Baltimore) ao mar brilhando (Lagunitas da Califórnia, o Flash Green, e AleSmith).



Csak a jó sör
Budapeste, Hungria 
O que você está bebendo: Foti Kézmüves Sörfözde Keserü Méz
O nome (que se traduz como "Só cerveja boa") não mentem: melhor bar e uma garrafa de cerveja na loja de Budapeste leva o quem é quem de cervejas húngaras e favoritas globais. O proprietário, que é ele próprio um cervejeiro cigano (do tipo que viaja ao redor para fazer a cerveja, não o tipo que amaldiçoa sua família), suporta os moradores sobre o projeto. Se você estiver sentindo saudades de casa, uma das cerca de 200 garrafas irá quase certamente atingiu perto de casa - onde quer que seja. A menos que você é um cigano.



Dieu du Ciel
Montreal, Quebec 
O que você está bebendo: Dieu du Ciel Aphrodisiaque
Não há questioná-la: algumas das melhores cervejas da América do Norte é proveniente de Quebec, e Dieu du Ciel cimenta o estatuto de Montreal como um paraíso para os amantes da cerveja. A própria cervejaria belga-temático é apenas fora da cidade de Saint-Jerome, mas seu brewpub Mile End mostra alguns das suas melhores ofertas, emparelhados até com queijos Quebec e Montreal e biscoitos famosos. A equipe de educação (que terá o seu fim em Francês ou Inglês) e do clima informal solidificam o seu estatuto lendário em uma cidade já repleta de opções de cervejas incríveis.



Empório Alto dos Pinheiros
São Paulo, Brasil 
O que você está bebendo:  3 Lobos Pele Vermelha IPA
Talvez seja as 33 torneiras que apresentam alguns velhos amigos internacionais (em Ol, Evil Twin, Ballast Point), bem como o melhor que o Brasil tem para oferecer. Ou o fato de que você está cercado por caixas preenchidas com mais de 700 garrafas que você pode beber no local certo. Ou que o seu conceito de loja de garrafa terá que pegar coisas para ir. Ou talvez seja apenas o fato de que, com a sua esplanada e terraço ao ar livre, Empório Altos dos Pinheiros só poderia ser a única razão para abandonar a praia para o bar.



Euston Tap
Londres, Inglaterra
O que você está bebendo: Thornbridge Dry-hopped Jaipur from cask
Que Euston Tap falta em espaço generoso (é abrigado em uma portaria da era vitoriana) torna-se um local com assassino e estilo impecável. As 150 garrafas e 20 rotativos projetos de linhas sediando alguns convidados impressionantes ao certo, mas o destaque aqui é os oito cascos de rotação (verdadeiros ao gosto inglês), apresentando cervejas dos gostos de Thornbridge, Hewitt e Liverpool. E se você sentir vontade de mudar de cerveja, sua irmã pub do outro lado da rua, a Tap Cider, é só bar cidra dedicado de Londres.



Hong Kong, China 
O que você está bebendo: Young Master Mo’ Mo’ Wit 
Mesmo que não é difícil encontrar um lugar para tomar uma cerveja no centro de Hong Kong, é muito difícil encontrar um bar com uma boa selecção. O Globo atinge exatamente isso: é uma gastropub sólida com 18 rascunhos rotativas destacando em diversos locais, japoneses, americanos e europeus cervejas artesanais (que também ajuda a explicar as multidões de expatriados que frequentam o bar). Sua lista de mais de 100 garrafas é inigualável na ilha, e bartenders estão mais do que dispostos a guiá-lo com uma degustação privada.



Paris, França 
O que você está bebendo: Saint Germain Page 24 Réserve Hildegarde Blonde 
Em uma cidade que é muito mais conhecida por sua cultura do vinho de sua devoção bebida, os últimos anos têm sido muito emocionante para os geeks de cerveja parisienses. O 11 º arrondissement de La Fine Mousse está ajudando a elevar o consumo de cerveja com 20 torneiras e 150 garrafas de France da melhor, ao mesmo tempo, destacando a belga obsessão de cerveja da França, com uma abundância de cervejas de de la Senne e Dupont. 




Atenas, Grécia 
O que você está bebendo: Septem Citra Single Hop IPA 
Os gregos estão nele outra vez! Primeiro eles inventam a democracia, e, em seguida, eles abrem um pitoresco pub, acolhedor, com uma seleção de cerveja de classe mundial. Seus 20 projetos de linhas e 100 garrafas disponíveis para mostrar os clássicos de conforto como AleSmith IPA e Sierra Nevada Narwhal, enquanto ainda mostrando amor para cervejarias nacionais como Septem. Cruze os dedos e tente pegá-los em uma de suas famosas noites de churrasco: é um festival de linguiça literal.



Sydney, Austrália 
O que você está bebendo: Kaiju! Where Strides the Behemoth Black IPA
Há, sem dúvida, alguns países que se beneficiaram com o aumento da cerveja artesanal, tanto quanto Austrália e Taphouse local é a prova. Seus 20 projetos de linhas e mais de 300 garrafas mostrando algumas das melhores cervejas nacionais e Kiwi, incluindo Mountain Goat, Hargreaves Hill, e Yeastie meninos, assim como algumas majoritariamente impressionantes artesanatos internacionais. O ambiente aconchegante-mas-não-tão-aconchegante-ele-Vira-homem-do-território-das-cavernas e a loja das garrafas anexadas solidificam a experiência como um dos melhores que você pode entrar em Oz.



Roma, Itália 
O que você está bebendo: LoverBeer BeerBera 
Este é um ponto hole-in-the-wall, se alguma vez houve um, mas as aparências são incrivelmente enganadoras neste caso. Mesmo fora da garrafa estelar e projeto de lista, quem já prestou atenção a tudo: a criação de ponto ideal em cervejas, intensa dedicação à vidraria adequada, e usando duas geladeiras separadas para otimizar temperaturas de servir, só para citar alguns. 



Copenhagen, Dinamarca 
O que você está bebendo: Mikkeller SpontanGooseberry 
A inclusão de Mikkeller em um menu é uma espécie de tornar-se um indicador global de uma "lista de cerveja bem pensado". Não surpreendentemente, o seu bar homônimo de alguma forma consegue ser tão fria como a marca própria, com uma decoração elegante, minimal dinamarquesa (como eles são sempre tão bom em móveis ?!) e uma lista de cerveja para as idades. Mesmo se você decidir sair do curso das cervejas homônimo, você ainda realmente não pode dar errado: há top-notch cervejas de Três Floyds, Abbey Lost, e Ballast Point.



Brooklyn, EUA 
O que você está bebendo:  Evil Twin Imperial Doughnut Break 
Se você é um fã da cerveja Evil Twin, não há absolutamente nenhuma maneira correta, não cruzou o seu radar até agora. O seu funcionamento - a partir de sua parte superior do projeto de sistema de linha à disponibilidade de barris incríveis de nomes como o já mencionado Evil Twin e Stillwater à lista garrafa estelar - é de alto nível até o fim. Luksus, o restaurante do hotel, também tem a distinção especial de ser o restaurante só de cerveja singular que nunca para de receber uma estrela Michelin: escusado será dizer, o menu degustação emparelhado-cerveja é sem dúvida o melhor na terra.



Praga, República Tcheca 
O que você está bebendo: Kocour Catfish Sumecek 
É justo que um país creditado com giro de cerveja e com a popularidade em sua cabeça é palco de uma das experiências em bares de cerveja mais originais do mundo. Disposição expansiva do Zly Casy recompensa por sua ousadia: cada um dos três andares oferece um display diferente de cervejas, construído em torno de uma seleção sólida de cervejas artesanais locais e favoritas internacionalmente apreciadas. Também vale a pena mencionar que o goulash por si só vale a viagem. 


Zach Mack  está contribuindo como escritor de Thrillist cerveja, o proprietário de Alphabet City Beer Co. em Nova York, e absolutamente nada mais. Ele é um escritor tão imparcial, o bar não é mesmo aqui. Mas ainda é muito grande. Visite-o na Avenida C e @zmack .

Fonte: Thrillist

sábado, 25 de outubro de 2014

Barman do Ano 2014


Jean Ponce, “Barman do Ano” pela prazeres da mesa


Jean Ponce, do restaurante Dom, vence a categoria “Barman do Ano” pela prazeres da mesa.


Jean Ponce  é um bartender de mais de uma década de carreira. Junto a mixologia atual brasileira, se destaca pelo seu empenho em pesquisas de ingredientes brasileiros e no uso de cachaças em seu repertório. Para a mixologia tupiniquim, é um ganho a escolha da revista por um bartender que se empenha em levar a “Marvada”, às cobiçadas mesas do famoso restaurante Dom, um dos restaurantes mais premiados do mundo.


Mais uma vez, o que se viu foi bartenders de alto nível celebrando a vitoria do companheiro Jean.  Alex Mesquita – RJ –  Paris Bar, era um dos que concorriam ao premio e vibrou muito com a vitoria do parceiro. Entre petiscos, vinhos e cervejas, o bom mesmo foi reencontrar amigos tão queridos.  A única tristeza foi não ter uma cachaça se quer em um evento que elegeu pessoas tão preocupadas com a gastronomia brasileira. Quem sabe no ano que vem?

Veja o vídeo abaixo: 



Confira a lista dos indicados a Barman do Ano:

Alex Mesquita (Paris Bar, Rio de Janeiro, RJ)
Jean Ponce (D.O.M. e Bar Riviera, São Paulo, SP)
Kennedy Nascimento (Restaurante Epice, São Paulo, SP)
Marco de La Roche (Consultor, São Paulo, SP)
Spencer Jr. (Isola Bar, São Paulo, SP)
Por Rodolfo Sousa Bob

Fonte: O bar virtual


Página anterior Próxima Página


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Boneca serve bebidas pelos seios


Japoneses criam boneca que serve bebidas pelos seios



Trata-se de uma boneca de plástico que tem como função servir bebidas por um dos seios. O seio esquerdo da boneca funciona como uma torneira para qualquer tipo de líquido.

Curioso também é a maneira como você aciona esse mecanismo: para se servir, tudo o que você deve fazer são massagens no seio direito da boneca.

A novidade promete fazer o maior sucesso nas festas do Japão e deve chegar às lojas custando o equivalente a US$ 5 mil (R$ 12 mil, sem impostos).



Fonte: IG


Página anterior Próxima Página


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Como ser um barman


Seja um profissional na arte de preparar drinques e coquetéis



Um barman é uma pessoa que tem uma enorme paixão pela preparação e pelo servir de bebidas aos seus clientes. Saiba como ser um barman, adquira a formação e certificação necessárias e destaque-se na preparação das melhores bebidas e cocktails.


O que significa ser um barman


Ser um barman não se resume apenas a estar atrás de um balcão a fazer cocktails e truques com as garrafas. Trata-se de um trabalho que não é fácil de ser realizado. É necessário repor os estoques de bebidas e frutas todos os dias, manter os vidros e os copos limpos, ver se as máquinas estão a funcionar corretamente (principalmente a do gelo), certificar-se que atende todas as pessoas que se encontram no bar (nunca deve servir bebidas alcoólicas a menores) e ainda deve lidar com todas as queixas dos clientes. Ser um barman é, sem dúvida, uma atividade muito exigente a um nível físico e psicológico.

Por outro lado, ser um barman é uma profissão que tem muitos momentos divertidos, permite-lhe conhecer novas pessoas e realizar muitas amizades e é uma forma excelente de desenvolver as suas capacidades comunicativas e humanas.


Para ser um barman


Um barman é muito mais que um empregado de balcão que tem autorização para vender bebidas alcoólicas. Para se tornar um barman e para que seja um de sucesso, é aconselhável que efetue os passos seguintes:


Inscreva-se numa escola


A inscrição numa escola de hotelaria, mais especificamente no curso de bar e restauração, ou num curso profissional de barman, é o primeiro passo a dar e é talvez o mais importante, uma vez que obterá a formação necessária para desempenhar a sua profissão no futuro.

Existem cursos de barman específicos que lhe ensinam a arte da mistura de bebidas e da preparação de qualquer tipo de cocktail. Por outro lado, também é instruído na forma como deve lidar com os clientes e com as suas queixas nas mais diversas situações.


Obtenha a certificação de barman


Pode obter a certificação de barman através da realização e conclusão de um curso escolar e/ou curso técnico. A certificação é obtida depois de realizar um exame específico, onde tem de mostrar o que um barman deve fazer quando as pessoas bebem em demasia e como deixar de servir álcool às pessoas que se encontram embriagadas. A certificação é uma prova de que sabe lidar com pessoas intoxicadas num bar e isso é um requisito fundamental para ser um bom barman.


Adquirir um livro de bebidas e cocktails                                                                                                  

A compra de um livro de bebidas e cocktails permitir-lhe-á conhecer bebidas e cocktails que julgava não existir. Estude as descrições das bebidas e a forma como elas são preparadas e treine os seus conhecimentos ao prepará-las para os seus amigos e familiares.


Crie a sua própria assinatura


Utilize os seus conhecimentos para criar a sua própria assinatura nas bebidas que prepara. Para um barman, não existe nada como ser reconhecido pelas suas bebidas. Quem o faz tem uma vantagem enorme sobre os demais e isso poderá trazer consigo inúmeras oportunidades de trabalho.


Candidate-se a empregos em bares locais, pubs e restaurantes


Assim que concluir o curso, deve começar a trabalhar imediatamente num bar local, num pub ou restaurante, pois assim conseguirá colocar os seus conhecimentos em prática e é também uma forma de conhecer de perto os clientes e as suas exigências. Os clientes regulares irão tratá-lo com respeito desde que se mostre divertido e, acima de tudo, quando mostra que é um bom ouvinte.


Seja uma pessoa amigável


Para ser um bom barman é necessário que as pessoas sintam confiança em si e, como tal, é fundamental que seja uma pessoa bem-disposta, sociável e divertida. Tenha sempre um sorriso nos lábios quando algum cliente fala consigo ou efetua um pedido, isso vai fazer como que o cliente se sinta seu amigo.


Tenha sempre uma boa reação


Independentemente do desafio que lhe for colocado, deve ter sempre uma boa reação perante qualquer tipo de circunstância, nem que para isso brinque consigo próprio e com as suas incapacidades. Por exemplo, se um cliente regular lhe pede para fazer uma bebida ridícula que nunca ouviu falar, deve alinhar na brincadeira e pedir-lhe a receita. No entanto, deve ter imenso cuidado, pois a tal bebida pode existir mesmo, só que com outro nome.


Fonte: Bar Aberto


Página anterior Próxima Página


domingo, 12 de outubro de 2014

Google - Reclamações não atendidas


Não aguento mais esta porcaria de pergunta em que você tem que provar que não é um robô, faz a gente perder muito tempo e já estou perdendo a paciência, além de perder o prazer de escrever e criar blogs. 


Já reclamei três vezes, enviando aquele famoso Feedback e nada foi resolvido até agora. Pô Google, vamos atender aos internautas!

O mundo está mudando, as coisas tem que ser mais rápidas. Já estamos na era do conceito. A web semântica já está chegando e não podemos perder tempo, pois o tempo é mais valioso do que diamantes e pedras preciosas. Como diz aquele "velho deitado":
"Time is money"
Segunda-feira, 13 de abril de 2015 - Nova notícia:

Parece que o problema foi resolvido, até agora, não aconteceu este caso negativo novamente. Obrigado Google! 



Página anterior Próxima Página


Yakitori


Ingredientes


3 colheres (de sopa) de óleo
150 g de peito de frango desossado, cortado em cubos de 2 cm
1 Receita de molho teriyaki
250 g de fígado de galinha, cortados em cubos de 2 cm
1 Receita de molho de coquetel teriyaki ou de goma-shio


Modo de Preparo


Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os pedaços de peito de frango em fogo alto, mexendo sem parar (por cerca de 4 ou 5 minutos). Retire da frigideira e escorra em papel absorvente. Despeje o molho teriyaki na frigideira e acrescente o fígado de galinha. Depois deixe fritar por cerca de 5 minutos, mexendo sem parar. Retire da frigideira e escorra. Arrume os pedaços de peito de frango e de fígado alternadamente em espetos de bambu de 20 a 25 cm, colocando 5 ou 6 pedaços por espeto. Coloque em uma travessa e sirva com o molho de coquetel teriyaki ou a goma-shio, de acordo com a sua preferência.


Observações


Se quiser, sirva acompanhado com tiras de legumes (cenoura, aipo com as folhas, cebolinha verde, pimentão verde, abobrinha e pepino).



Molho Teriyaki


Ingredientes


2 xícaras de suco de tomate
1/4 xícara de molho de soja
1 colher (de sopa) de vinho tipo Madeira


Modo de Preparo


Leve todos os ingredientes ao fogo e cozinhe rapidamente até que o molho se reduza à metade.


Molho de Coquetel Teriyaki


Acrescente 1/4 xícara de raíz-forte preparada ao molho teriyaki já pronto.


Goma-shio


Misture ao molho teriyaki já pronto 2 colheres (de sopa) de sementes de gergelim tostadas com sal.


Página anterior Próxima Página 

(Fim Salgados & Doces) ------------------

Trilhas Fritas


Ingredientes


1/2 kg de trilha, sardinha ou manjuba
suco de limão
sal e pimenta
farinha de trigo
óleo para a fritura


Modo de Preparo


Lave bem e enxugue as trilhas. Tempere com o suco de limão, o sal e a pimenta a gosto. Passe pela farinha de trigo. A seguir, frite em óleo quente até que dourem bem. Sirva imediatamente.


Página anterior Próxima Página


Trifle de Morango


Ingredientes


1 pão-de-ló ou 1 bolo pronto
1/2 xícara de geleia de morango
3/4 xícara de licor de morango
2 xícaras de morango fresco
1 xícara de leite
2 ovos
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 xícara de creme de leite
1/4 xícara de noz picada


Modo de Preparo


Corte o pão-de-ló pela metade, no sentido do comprimento, e espalhe a geleia de morango sobre uma das metades. Coloque sobre a geleia a segunda metade do bolo. Umedeça o bolo com 1/2 xícara de licor de morango. Reserve o licor restante. Deixe repousar por 1 hora. Corte o bolo em pedaços pequenos e divida os pedaços em três partes. Distribua 1/3 deles em 6 copos e cubra com metade dos morangos. Acrescente uma segunda camada de bolo e coloque o resto dos morangos. Cubra com a terceira porção de bolo.


Preparo do creme


Aqueça o leite. Bata ligeiramente os ovos e junte ao leite. Mexa constantemente, mantendo em fogo brando, até a mistura cobrir as costas de uma colher de pau. Não cozinhe muito, para não coagular os ovos. Retire do fogo, junte 1 colher (de sopa) de açúcar e 1/2 colher de (chá) de essência de baunilha. Misture bem e despeje sobre os trifles, nos copos altos. Deixe o creme escorrer entre o bolo e as frutas. Leve à geladeira até a hora de servir (no máximo 4 horas). Bata o creme de leite até começar a engrossar. Junte o açúcar e a baunilha restantes e bata até formar picos. Coloque o creme sobre os trifles. Polvilhe com a noz picada e cubra com o licor de morango. Sirva com a colher de sobremesa.

Travessa de Caranguejo e Frango


Ingredientes


1 xícara de manteiga
12 metades de peito de frango
2 1/2 xícaras de creme de leite
2 xícaras de caldo de galinha
1 xícara de vinho branco
3/4 colher (de chá) de estragão
1/2 colher (de chá) de tomilho
1/4 colher (de chá) de manjericão
2 envelopes de gelatina sem sabor
1/2 xícara de vermute seco
2 latas de carne de caranguejo (190 g)
salsa picada
tiras de pimentão vermelho em conserva


Modo de Preparo


Coloque a manteiga numa panela. Leve ao fogo e deixe derreter. Frite os peitos de frango virando-os de vez em quando. Não deixe que dourem demais. Retire e escorra em papel absorvente. Corte os peitos de frango pela metade e leve à geladeira. À parte coloque numa panela o creme de leite, o caldo de galinha, o vinho, o estragão, o tomilho e o manjericão. Mexa bem e leve ao fogo até ferver. Deixe cozinhar em fogo brando até que o creme se reduza para 4 xícaras. Retire, coe e reserve. Dissolva a gelatina no vermute. Junte o creme que ficou reservado e leve ao fogo até a gelatina derreter. Retire, acrescente a carne de caranguejo, mexa e leve à geladeira até o momento de usar. Retire o frango e a gelatina de caranguejo da geladeira. Coloque o peito de frango numa travessa e despeje por cima a gelatina. Guarneça com a salsa picada e as tiras de pimentão.


Observações


Rende 12 porções.


Página anterior Próxima Página


Tortinhas Manhattan


Ingredientes


massa cozida para tortinhas comprada pronta
1 receita de pasta de marisco
queijo parmesão ralado
páprica


Modo de Preparo


Coloque a massa para tortinhas numa assadeira. Feito isso, recheie com a pasta de marisco. Por cima, polvilhe o queijo parmesão e a páprica. Leve ao forno preaquecido e deixe por cerca de 8 minutos ou até o queijo derreter completamente. A seguir, retire e sirva quente.


Pasta de Marisco


Ingredientes


1/2 xícara de creme de leite azedo
1/2 Kg de marisco cozido e picado
2 colheres (de sopa) de extrato de tomate
1 colher (de chá) de molho inglês
1 colher (de chá) de suco de limão
algumas gotas de molho de pimenta


Modo de Preparo


Coloque os ingredientes numa tigela e mexa. Sirva com tiras de aipo ou biscoitos salgados.

Tortinhas de Queijo


Ingredientes


250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga ou margarina
1 ovo
1/4 colher (de chá) de sal
manteiga para untar


Modo de Preparo


Misture a farinha, a manteiga, o ovo e o sal. Junte 2 colheres (de sopa) ou mais de água, aos poucos, até obter uma massa lisa. Unte ligeiramente forminhas de empada e forre-as depois com a massa. Leve ao forno moderado e asse até que dourem ligeiramente.


Recheio


Ingredientes


3 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher (de chá) de molho inglês
azeitonas verdes cortadas
tomate em cubos


Modo de Preparo


Derreta a manteiga em forno fraco. Junte a farinha e mexa bem. Acrescente o leite, mexendo sem parar, até que a mistura engrosse e levante bolhas. Retire do fogo e junte o queijo parmesão e o molho inglês. Recheie as tortinhas e enfeite-as com pedaços de azeitona e tomate.


Página anterior Próxima Página


Tortinhas de Caviar Vermelho


Ingredientes


2 xícaras de vinho branco seco
1 talo de aipo picado
1 dente de alho picado
1 cenoura cortada em rodelas
2 colheres (de sopa) de suco de limão
2 colheres (de sopa) de conhaque
1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem sabor
3 ovos cozidos
120 g de caviar vermelho
torradas de pão redondas


Modo de Preparo


Coloque numa panela 1 3/4 xícara do vinho, o aipo, o alho, a cenoura, o suco de limão e o conhaque. Leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo brando durante 20 minutos. Retire, escorra e reserve. Dissolva a gelatina no vinho que sobrou. Junte à mistura de vinho. Leve ao fogo e deixe até a gelatina dissolver completamente. Retire e deixe esfriar. Coloque 1 colher (de chá) dessa mistura em forminhas redondas e leve à geladeira para endurecer. À parte, separe as gemas das claras. Pique as gemas e as claras em separado. Retire as forminhas de gelatina da geladeira. Feito isso, coloque uma camada de gema e uma camada de clara sobre cada forminha. Em seguida, coloque mais uma camada de gelatina e leve novamente à geladeira. Retire, coloque 1/2 colher (de chá) de caviar em cada forminha e, por cima, a gelatina restante. Leve à geladeira para endurecer. No momento de servir, desenforme, coloque sobre as torradas e então sirva.


Observações


Se quiser, guarneça as tortinhas com creme de leite batido. Rende 12 tortinhas.


Página anterior Próxima Página


Tortillas


Ingredientes


1 1/2 xícara de fubá
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 colher (de chá) de sal
3 colheres (de sopa) de margarina
farinha de trigo para polvilhar


Modo de Preparo


Numa vasilha grande, misture o fubá, a farinha e o sal. Acrescente a margarina aos pedacinhos e mexa. Se for necessário, junte 3/4 xícara de água morna. Mexa até que toda a mistura esteja umedecida. Forme uma bola e coloque sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha. Amasse durante uns 5 minutos até que a massa não grude mais nas mãos. Divida em duas bolas iguais. Deixe descansar por cerca de 20 minutos em temperatura ambiente. Transforme cada bola num rolo de 2 cm de espessura. Corte cada rolo em pedacinhos de 3 cm e forme bolas com eles. Abra cada bola num circulo de 13 cm de diâmetro. Frite por 1 minuto numa frigideira quente, sem untar. Vire e frite por mais 1 minuto.

Recheios


Modo de Preparo


Queijo: misture queijo duro ralado com um pouco de cominho. Coloque o recheio sobre as tortillas e dobre. Prenda com um palito e leve ao forno por 10 a 15 minutos.

Camarão: misture camarão picado com extrato de tomate e aromatize com cominho e pimentão. Coloque o recheio sobre a tortilla e dobre. Prenda com palito e leve ao forno.

Linguiça: desmanche a linguiça e doure-a ligeiramente. Feito isso, misture com um pouco de queijo cremoso para formar uma pasta. Em seguida, espalhe sobre a tortilla e dobre. Prenda com um palito e leve ao forno.

Feijão: cubra as tortillas com feijão frito. Dobre, prenda com palitos e leve ao forno.


Observações


Rende 15 unidades.


Página anterior Próxima Página


Torta Quiche


Ingredientes


1 xícara (2 tabletes) de manteiga ou margarina
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (de chá) de cominho


Modo de Preparo


Coloque os ingredientes e 3 colheres (de sopa) de água na batedeira. Bata durante 1 minuto ou até a mistura formar uma massa dura. Embrulhe a massa com papel-manteiga e leve à geladeira durante 30 minutos. Abra a massa.


Recheio Quiche


Ingredientes


3/4 xícara de queijo mineiro ralado
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 ovos batidos ligeiramente
1/2 xícara de azeitona picada
1 colher (de chá) de sal
3/4 colher (de chá) de pimenta-do-reino
1 1/2 xícara de creme de leite
1 colher (de chá) de cominho
1 pimentão verde cortado em quadradinhos
3 colheres (de sopa) de cebolinha verde picada


Modo de Preparo


Aqueça o forno a 180ºC. Coloque a massa em uma assadeira de 23 cm de diâmetro. Enrole as bordas da massa. Misture os dois tipos de queijo e espalhe sobre a concha da torta. Junte os ovos, a azeitona, o sal, a pimenta-do-reino, o creme de leite, o cominho, o pimentão verde e a cebolinha e coloque sobre o queijo, na massa da torta. Asse durante 40 a 45 minutos. Sirva quente.


Observações


Rende 6 porções.


Página anterior Próxima Página


Torta de Vitela e Presunto


Recheio


Ingredientes


manteiga para untar
700 g de vitela cortada em cubos
1 colher (de sopa) de salsa picada
1/2 colher (de chá) de tomilho
1/2 colher (de chá) de manjericão
1/2 colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de raspa de limão
110 g de presunto cozido em cubos
3 ovos cozidos cortados em rodelas
1 colher (de sopa) de gelatina em pó
2 xícaras de caldo de carne


Modo de Preparo


Unte uma fôrma retangular de 23 cm de comprimento. Espalhe metade da vitela no fundo da fôrma e salpique com metade dos temperos. Depois coloque outra camada com metade do presunto, o ovo e a vitela que sobrou. Salpique com os temperos restantes e por último com a outra metade do presunto. A seguir, dissolva a gelatina no caldo de carne e despeje por cima de tudo.



Massa


Ingredientes


1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de sal
1/3 xícara de gordura vegetal


Modo de Preparo


Aqueça o forno a 220ºC. Misture a farinha, o sal e a gordura. Junte aos poucos 3/4 colher (de sopa) de água gelada e amasse até obter uma massa lisa e fina. Abra a massa com o rolo e coloque-a sobre a fôrma. Pressione as bordas e faça um furo pequeno no centro. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Diminua a temperatura do forno para 175ºC, cubra a torta com papel alumínio e asse por mais 45 minutos. Retire, deixe esfriar e leve a torta à geladeira até a hora de servir.


Observações


Rende 8 a 10 porções. Se quiser, pincele a torta com uma gema batida antes de ir ao forno, para que ela fique bem dourada.


Página anterior Próxima Página


Torta de Queijo e Batata


Ingredientes


3 batatas médias
1 cebola grande
3 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de chá) de sal
1/2 colher (de chá) de pimenta
1 xícara de queijo prato ralado
1 colher (de sopa) de manteiga


Modo de Preparo


Descasque e corte as batatas em fatias bem finas e reserve-as. Faça o mesmo com a cebola e reserve-a. Coloque o óleo numa panela, leve ao fogo e deixe esquentar. Coloque na panela metade da batata. Polvilhe com um pouco de sal e de pimenta. Espalhe por cima 1/2 xícara de queijo. Depois, coloque as fatias de cebola reservadas e a batata restante. Polvilhe com o sal e a pimenta. Espalhe o queijo restante e por último a manteiga cortada em pedacinhos. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por 20 minutos. Tire a torta da panela, vire-a com cuidado e recoloque-a na panela. Deixe cozinhar por mais 15 minutos com a panela destampada. Retire e sirva.


Observações


Rende 4 a 6 porções.


Página anterior Próxima Página


Torta Crocante de Pêssego


Ingredientes


20 biscoitos de maisena
1/2 xícara mais 2 colheres (de sopa) de açúcar
1/2 xícara de manteiga derretida
1 lata de pêssego em calda, escorrido
1 xícara de creme de leite
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (de chá) de extrato de rum


Modo de Preparo


Esmague os biscoitos com um rolo de abrir massa ou no liquidificador. Misture com 1/2 xícara de açúcar e a manteiga. Divida a massa pela metade. Espalhe uma parte da massa no fundo de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro. Arrume algumas metades de pêssegos (reserve as metades restantes para decorar) e salpique com o restante da massa. Aqueça o forno previamente. Asse a torta por 30 minutos. Enquanto isso, bata o creme de leite até que comece a engrossar. Misture os extratos de baunilha e de rum e as 2 colheres (de sopa) de açúcar. Continue batendo até que se formem picos bem duros. Sirva a torta morna, em pratinhos de sobremesa. Sobre cada pedaço, disponha uma metade de pêssego coberta com o creme batido.

Observações


Se quiser, substitua os pêssegos por nectarinas ou então mamão; troque também o creme batido por sorvete de morango ou de pêssego.


Página anterior Próxima Página


Torta com Licor de Menta


Ingredientes


3 ovos e 1 clara
1 colher (de sopa) de gelatina sem sabor
1/2 xícara de suco de limão
3/4 xícara de açúcar
1/3 xícara de licor de menta verde
1/3 xícara de licor de cacau
1/2 xícara de creme de leite
1 massa para torta assada com 23 cm de diâmetro
creme chantilly
raspa de chocolate


Modo de Preparo


Separe as gemas e bata as claras em neve. Reserve. Polvilhe a gelatina sobre o suco de limão e deixe amolecer por cerca de 5 minutos. Coloque a gelatina numa panela, junte o açúcar e leve ao fogo mexendo até a gelatina dissolver. Bata as gemas e misture à gelatina. Cozinhe em fogo brando, mexendo com uma colher de pau até começar a engrossar. Retire do fogo e junte os licores de menta e cacau e as claras em neve que ficaram reservadas. Misture e leve à geladeira por alguns minutos para endurecer um pouco. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Retire a gelatina da geladeira, acrescente o creme de leite batido e mexa bem. Ponha a massa para torta assada num pirex e por cima despeje o creme. Leve à geladeira por cerca de 3 horas. No momento de servir, desenforme a torta e decore com o creme chantilly e a raspa de chocolate.


Página anterior Próxima Página


Torre de Pão Preto


Ingredientes


pão preto cortado em fatias
patê de fígado
picles picados
requeijão ou ricota
salame cortado em fatias finas


Modo de Preparo


Divida as fatias de pão preto em duas partes iguais. Passe o patê de fígado em metade das fatias de pão e o requeijão (ou a ricota) na outra metade. Coloque um pouco de picles sobre as fatias que estão com o patê e 1 fatia de salame nas que estão com o requeijão. Monte uma torre intercalando as fatias com salame e com picles. Prenda com um espeto de bambu e sirva numa travessa.


Página anterior Próxima Página


Torradinhas Verdes


Ingredientes


2 colheres (de sopa) de salsa picada
1 colher (de sopa) de manjericão seco
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de manteiga à temperatura ambiente
2 filés de anchova picados
2 colheres (de sopa) de suco de limão
pão de fôrma em fatias


Modo de Preparo


Coloque numa tigela a salsa, o manjericão, o queijo parmesão e misture bem. A seguir, acrescente a manteiga e bata até que fique bem leve. Junte a anchova, o suco de limão e bata novamente. Tampe e leve à geladeira até o momento de usar. Por último, espalhe a mistura sobre fatias de pão de fôrma. Leve ao forno quente (120ºC) por cerca de 30 minutos. Retire e sirva quente.


Página anterior Próxima Página


Torradinhas de Ricota


Ingredientes


200 g de ricota ou requeijão cremoso
1/2 xícara de cebola picada
1/2 xícara de maionese
pão cortado em fatias de 7,5 cm de diâmetro


Modo de Preparo


Aqueça o forno a 200ºC. Misture a ricota, a cebola e a maionese. Em seguida, coloque um pouco dessa mistura sobre cada fatia de pão. Arrume-as numa assadeira e leve ao forno por cerca de 12 minutos ou até que fiquem ligeiramente douradas. Retire e sirva quente.


Observações


Rende cerca de 25 torradas.


Página anterior Próxima Página


Torradas com Recheio de Carne


Ingredientes


3 colheres (de sopa) de óleo
1 pimentão verde picado
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
1/2 kg de carne magra moída
1 colher (de chá) de sal
3 colheres (de chá) de cominho
1 1/2 colher (de chá) de pimenta caiena
1 colher (de chá) de aipo em pó
1/2 colher (de chá) de orégão
1/4 colher (de chá) de endro
1 lata de purê de tomate
24 torradas redondas
queijo parmesão ralado


Modo de Preparo


Coloque o óleo numa panela e leve ao fogo. Junte o pimentão, a cebola e o alho. Deixe por cerca de 5 minutos, ou até dourar a cebola. Retire o pimentão, escorra em papel absorvente e reserve. Aqueça a panela, coloque a carne e polvilhe ligeiramente com o sal, o cominho e a pimenta. Deixe refogar mexendo constantemente. Acrescente o aipo, o orégão, o endro, o purê de tomate e o pimentão que ficou reservado. Deixe ferver, abaixe a chama e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Se a mistura secar, junte um pouco de água quente. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque um pouco do recheio sobre cada torrada, polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por mais ou menos 10 minutos até o queijo dourar. Sirva quente.


Torradas Redondas


Modo de Preparo


Unte ligeiramente forminhas para empadas com 5 cm x 3 cm. Corte rodelas de pão de fôrma de 7,5 cm de diâmetro. Coloque as rodelas de pão nas forminhas de empada, apertando bem. Leve ao forno quente por cerca de 5 minutos. Retire, desenforme e deixe esfriar.


Observações


Rende 24 unidades.


Página anterior Próxima Página


Torradas com Anchova


Ingredientes


1 pão de fôrma sem casca, em fatias
30 filés de anchova (3 latas)
250 g de manteiga sem sal
1/4 xícara de salsinha picada


Modo de Preparo


Corte as fatias de pão no formato desejado e torre-as. Escorra os filés de anchova e enxágue em água corrente. Seque os filés em papel absorvente. Misture-os com a manteiga e a salsinha picada. Espalhe a mistura sobre as torradas. Leve ao forno para aquecer, antes de servir.



Variações


Com atum: coloque 1 colher (de chá) de purê de atum sobre a torrada com anchova e cubra com uma tira de pimentão em conserva. Pinque sobre ela algumas gotas de limão.

Com sardinha: coloque nos canapés de anchova filés de sardinha sem pele e sem espinhas. Pingue gotas de limão e guarneça com salsinha picada.

Com caviar: espalhe 1/2 colher (de chá) de caviar sobre os canapés de anchova, cubra com 1/8 colher (de chá) de cebola picada e uma camada fina de creme azedo. Observação: não use caviar fresco.

Com arenque defumado: coloque tiras de arenque defumado sobre a torrada de anchova. Guarneça com talos de salsinha.

Com presunto: espalhe 1 ou 2 colheres (de chá) de pasta de presunto sobre os canapés de anchova. Cubra com pepininhos em conserva, picados.

Com camarão: passe um pouco de creme azedo sobre as torradas de anchova, cubra com camarão cozido, moído e guarneça com salsinha picada.


Observações


Rende 24 torradas.

Tomates Roquefort


Ingredientes


24 tomates pequenos
1/2 xícara de queijo Roquefort
1 colher (de sopa) de creme de leite
1/8 colher (de chá) de sal de aipo
60 g de caviar
24 torradas redondas


Modo de Preparo


Corte uma tampa nos tomates, tire as sementes e reserve. À parte, misture o queijo, o creme de leite e o sal de aipo. Recheie os tomates com esse creme. Coloque em cima de cada tomate um pouco de caviar. Distribua num prato as torradas e sobre cada uma coloque um tomate recheado. Leve à geladeira até o momento de servir.


Página anterior Próxima Página


Tomates Monegascos


Ingredientes


2 dúzias de tomates maduros, bem pequenos
sal
1 lata de atum
1 colher (de chá) de estragão
1 colher (de sopa) de salsa picada fino
1 colher (de chá) de manjericão
1 colher (de chá) de suco de limão
3 colheres (de sopa) de maionese
2 ovos cozidos, duros


Modo de Preparo


Corte com cuidado o topo dos tomates e retire delicadamente as sementes. Salpique o interior dos tomates com sal e leve à geladeira. Escorra o atum e coloque no liquidificador ou na batedeira, batendo até formar um purê. Transfira para uma tigela, acrescente os temperos e a maionese e misture. Descasque os ovos cozidos e pique-os fino. Misture-os com o purê de atum e recheie os tomates.


Observações


Rende 24 tomates recheados.


Página anterior Próxima Página


Tomates com Molho de Vodca


Ingredientes


2 doses de vodca
sal com ervas (abaixo)
2 dúzias de tomates maduros pequenos


Modo de Preparo


Coloque a vodca e o sal com ervas em tigelinhas separadas no centro de uma bandeja e circunde-as com os tomates. Faça uma pequena fenda em cada tomate. Ao servir, mergulham-se os tomates na vodca e depois no sal.


Sal com Ervas


Junte 1/4 colher (de chá) de pimenta-do-reino, 1/8 colher (de chá) de páprica picante, 1/8 colher (de chá) de endro, 1/8 colher (de chá) de manjericão e 1/4 xícara de sal grosso: Misture bem todos esses ingredientes.


Observações


Rende 24 tomates.

Tiras de Frango


Ingredientes


1 receita de massa folhada rápida
manteiga para untar
1 lata de patê de galinha (130 g)
1 1/2 xícaras de peito de frango cozido, desfiado
manteiga derretida
páprica


Modo de Preparo


Aqueça o forno a 190ºC. Abra a massa bem fino. Corte em tiras de 5 cm de comprimento por 1 cm de largura. Coloque-as numa assadeira untada e reserve. À parte, misture o patê de galinha e o peito de frango. Coloque 1/8 colher (de chá) dessa mistura sobre cada tira de massa que ficou reservada. Feito isso, despeje um pouco de manteiga derretida e polvilhe a páprica por cima. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos. Tire e sirva.


Observação


As tiras de massa podem ser levadas à geladeira depois de assadas. Para aquecê-las, coloque-as no forno quente (190ºC) por cerca de 5 minutos antes de usar.


Massa Folhada Rápida


Ingredientes


1 xícara de manteiga
1 1/2 colher (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de suco de limão
1/2 xícara de creme de leite


Modo de Preparo


Coloque numa tigela a manteiga, a farinha de trigo e misture bem. Acrescente o suco de limão e o creme de leite. Amasse bem e divida a massa em duas porções. Embrulhe cada porção num plástico e leve à geladeira durante umas 4 horas.


Observação


No calor ou tempo úmido a massa folhada fica difícil de ser manipulada. Por isso, divida-a em pequenas porções e leve à geladeira cada vez que a massa ficar muito úmida.


Página anterior Próxima Página